Análise: existe alguma chance de Hamilton ir para a Ferrari?

Depois de ganhar o segundo título mundial, Lewis Hamilton é capaz de pensar que pode ganhar corridas em qualquer equipe, enquanto a Ferrari analisa a permanência de Kimi Räikkönen. Mas, para o bem de ambos, o certo seria todos continuarem onde estão por mais um tempo

Uma das vagas mais desejadas na F1 pode abrir ao fim dessa temporada. A Ferrari, que vive uma temporada de renovação e bons resultados, ainda não chegou a um acordo com Kimi Räikkönen quanto à continuidade do finlandês em Maranello de 2016 em diante. Com isso, rumores começam a brotar sobre um possível novo companheiro para Sebastian Vettel. Um dos nomes apontados? O atual campeão, Lewis Hamilton.
 
Ninguém tem dúvidas de que Hamilton vive, no começo de 2015, a melhor fase de sua carreira. O título de 2014 deu um impulso único para sua confiança e auto-controle – coisas que o inglês sofre para conciliar. Acontece que, apesar disso, a Mercedes ainda não renovou o contrato do #44.
Hamilton vive, em 2015, a melhor fase da carreira (Foto: AP)
Hamilton diz que a demora foi causada por ele mesmo. Como não tem mais empresário, ele mesmo faz questão de ler todas as páginas do contrato que lhe foi oferecido pela Mercedes. Mas as más línguas dizem que não é bem isso: Lewis estaria interessado em outra equipe – a mesma Ferrari de Vettel.
 
Hamilton realmente quer sair da Mercedes? Ninguém pode afirmar. Mas, se Lewis realmente sabe o motivo de ser o piloto que é em 2015, ele vai renovar. Quando falamos de um piloto com tendência à insegurança, que precisa de tudo do seu jeito para render 100% do que pode, é fato que uma mudança abrupta dessas não seria ideal.
PRIMEIRA VITÓRIA DE SENNA NA F1 COMPLETA 30 ANOS

determinarTipoPlayer(“15447160”, “2”, “0”);

E não é como se Lewis fosse uma pessoa indesejada dentro da Mercedes. É comum ver a cúpula da equipe ficar ao seu lado quando Hamilton se atrita com Nico Rosberg, por exemplo. Toto Wolff, Niki Lauda e Paddy Lowe devem estar conscientes de que as Flechas de Prata não seriam o que são sem o britânico com a cabeça no lugar certo. Isso deveria bastar para o #44 ignorar propostas alheias.

 
Mas se Hamilton resolver que a Ferrari é uma boa, deve lembrar que Vettel não é tão fácil de ser batido como Rosberg. Na verdade, o provável seria ver o britânico sucumbir logo nas primeiras provas, sofrendo com um novo ambiente e o companheiro de equipe mais forte de sua carreira.
 
Ninguém deve se atrever a tentar achar alguma lógica em Hamilton. Sua cabeça é uma verdadeira caixinha de surpresas. De fato, amanhã ou depois, ele pode resolver que mudar é uma boa – para então assinar com a Manor.
Hamilton e Räikkönen, as duas variáveis da equação (Foto: AP)
Também é importante lembrar que, no caso de Hamilton ir para a Ferrari, um renovado Kimi Räikkönen perde o emprego. Seria uma injustiça completa. Em 2015, o finlandês voltou dos mortos para mostrar que ainda tem lenha para queimar. 
 
Caso Maurizio Arrivabene resolva chutar o campeão de 2007, será o primeiro erro de uma administração que só acertou até aqui. É importante que os carcamanos tenham bom senso. O belo segundo lugar no GP do Bahrein deve ajudar a turma de Maranello a tomar uma decisão.
 
Existe alguma chance de Hamilton ir para a Ferrari? Sim, de fato. Mas é pequena. E só traria coisas ruins para duas equipes e pilotos que vivem em 2015 um bom ano. Que Lewis não torne as coisas mais difíceis para todos.
A PRIMEIRA DE SENNA

Era um 21 de abril como hoje, em 1985. Um início de tarde com chuva torrencial no Estoril, e a F1 estava prestes a largar para o GP de Portugal. No Brasil, alguma expectativa. Um jovem piloto, apenas em seu segundo ano na F1, primeiro numa equipe que dava a ele mais chances de andar nas posições frontais. E Ayrton Senna passeou para vencer sua primeira corrida. Ali, no que veio a ser o dia da morte do primeiro presidente civil eleito pós-anos de chumbo, Tancredo Neves, o brasileiro começou seu legado.

HAMILTON NA FERRARI?

Lewis Hamilton é capaz de pensar que pode ganhar corridas em qualquer equipe, enquanto a Ferrari analisa a permanência de Kimi Räikkönen. O certo seria todos continuarem onde estão

Uma das vagas mais desejadas na F1 pode abrir ao fim dessa temporada. A Ferrari ainda não chegou a um acordo com Kimi Räikkönen. Com isso, rumores começam a brotar sobre um possível novo companheiro para Sebastian Vettel. Um dos nomes apontados? Hamilton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.